Ana Nicolau
Todo mundo nasceu para viver a sua paixão.
É claro que eu não nasci dançando e amando o Flamenco, mas quando eu tinha apenas 3 anos aconteceu um episódio que mudou a minha história: eu assisti ao meu primeiro espetáculo de dança. Ao final, falei para minha mãe: eu quero dançar.
Assim começou o meu caminhar na arte. Ao longo dos anos fui me apaixonando pela dança flamenca e então me especializando neste baile. Me tornei bailaora e professora.
Quando minha filha nasceu, em 2017, eu quis ampliar minha área de atuação na arte e resolvi estudar fotografia. Além de ter uma forte influência por ter fotógrafos na família eu sentia falta, como bailaora, de ter fotos de palco minhas que realmente expressassem o meu baile, as minhas linhas, as formas e as expressões.
Minha vontade era fotografar os espetáculos flamencos sob o meu olhar, o olhar de uma bailaora.
Assim fiz meu primeiro trabalho em 2018 e desde então fotografo espetáculos das mais renomadas escolas de Flamenco do estado de São Paulo, além de fazer ensaios fotográficos voltados também com o tema desta arte. E desde 2020 faço calendários de mesa com fotos dos artistas flamencos residentes no Brasil e desejo que este projeto se torne um marco anual aos aficionados por esta arte.
Meu propósito é documentar a história do Flamenco no Brasil e mundo afora através do registro de artistas profissionais e também de amantes do Flamenco. E você? Quer vir comigo nessa paixão e ser documentada por mim? Me chama!